terça-feira, 16 de março de 2010

Curso de Diagnóstico Laboratorial em Micologia Clínica



Ao longo das últimas décadas assistimos a uma evolução das bases do conhecimento em micologia clínica. Todos os anos surgem novos agentes infecciosos, bem como as micoses humanas apresentam frequentemente alterações no seu padrão infeccioso. As formas clínicas de dermatomicoses requerem a identificação do agente para a administração da terapêutica adequada. A incidência de infecções graves, como a aspergilose e a candidíase sistémica, cresce com o aumento do número de indivíduos imunocomprometidos. Tendo em conta que uma identificação incorrecta pode resultar numa recuperação lenta do doente, com consequências económicas consideráveis para as instituições de saúde, o desenvolvimento de novas técnicas moleculares, e mais recentemente espectrais, tem contribuído para o aperfeiçoamento de métodos de diagnóstico mais rápidos, sensíveis e específicos. 

Objectivos
Este curso tem por objectivo aprofundar e actualizar conhecimentos científicos teóricos e práticos no diagnóstico micológico laboratorial e na identificação de agentes causadores de micoses.

Metodologia
Este curso será constituído por uma componente teórica, realizada em sala e uma componente prática que decorrerá em ambiente laboratorial, onde os formandos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas.

Destinatários
Profissionais, alunos, licenciados ou bacharéis com formação nas diversas áreas das ciências da saúde, ciências farmacêuticas ou ciências biológicas que pretendam adquirir/actualizar conhecimentos científicos, à luz do estado da arte, na área da micologia clínica.

Candidatura e selecção
Inscrição/candidatura até 23-04-2010 - Selecção por ordem de inscrição.

Duração e regime
O curso decorrerá nos dias, 8, 15 e 22 de Maio de 2010. As aulas decorrerão aos sábados, das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Informações e inscrições

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Sem comentários: